quarta-feira, outubro 23, 2019
Início > Cultura > Evento apoiado pela ONU Mulheres reunirá artistas em Brasília para discutir temas sociais

Evento apoiado pela ONU Mulheres reunirá artistas em Brasília para discutir temas sociais

A ONU Mulheres e parceiros apoiam a realização no próximo sábado (17), no Museu Nacional da República, em Brasília, do primeiro TEDxBrasília, que levará ao palco personalidades e artistas que abordarão temas sociais, entre eles a agenda de igualdade de gênero e raça.

Serão 16 palestras e apresentações para um público de mais de 600 pessoas. O evento é organizado de forma independente, com a licença da organização sem fins lucrativos TED.

Entre os convidados, está a artista e YouTuber brasiliense que representa a juventude negra, trans e da periferia, Rosa Luz; e o grupo de dança de mulheres negras ativistas da Ceilândia, Ashantis Negras.

Também estará presente a professora e advogada Candice Assunção, que falará sobre empoderamento de pessoas com deficiência por meio da acessibilidade; a produtora Ionara Silva, que falará sobre a importância do festival Latinidades no empoderamento das mulheres negras; e o Coletivo Arquitetas Invisíveis, da Universidade de Brasília (UnB), que abordará a participação das mulheres na arquitetura e no urbanismo.

As inscrições foram abertas em novembro pelo site www.tedxbrasilia.com.br, mas os ingressos já estão esgotados. O evento no Facebook, criado há poucos dias, já ultrapassou 5 mil interessados.

A iniciativa foi organizada por uma equipe de voluntários para promover a disseminação de ideias com potencial de causar impacto positivo na cidade. O TEDxBrasília acontece após o sucesso dos quatro eventos TEDx de menor porte já realizados na cidade: TEDxAsaSul, TEDxParqueDaCidade, TEDxUniversidadeDeBrasília e, mais recentemente, TEDxParqueDasNaçõesWomen. O TEDxBrasília é o maior já realizado até o momento.

Sob o tema “Construir, Conectar, Integrar”, o símbolo escolhido para o evento são as tesourinhas que conectam os eixos da cidade. A identidade do evento foi criada pensando em construir relações, conectar pessoas e integrar ideias positivas ao desenvolvimento da cidade.

O encontro terá palestras curtas, de cinco a 15 minutos, que trarão ideias inovadoras e comportamentos que podem impulsionar o progresso da comunidade brasiliense com foco na igualdade e no desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O TEDx é um programa de eventos locais, auto-organizados, que reúnem pessoas para compartilhar experiências. Em um evento TEDx, palestras ao vivo e em vídeo combinam-se para desencadear discussões entre os palestrantes e o público.

Esses eventos locais levam a marca TEDx, no qual o x significa que se trata de um evento organizado de forma independente. A plataforma TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a difundir ideias, normalmente sob o formato de palestras curtas (de até 18 minutos), ministradas por líderes, pensadores e realizadores da atualidade.

Ashantis Negras. Foto: ONU Mulheres
Fonte: 40
Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *