sexta-feira, julho 19, 2019
Início > Educação > Alunos do #BoraVencer chegam à UnB pelo PAS

Alunos do #BoraVencer chegam à UnB pelo PAS

A distância de 35 quilômetros entre a casa e a Universidade de Brasília (UnB) ficará pequena diante dos desafios que serão enfrentados por Jhonas de Sousa Santos neste semestre. Aos 18 anos, o estudante do Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria foi aprovado no curso de direito — o segundo mais concorrido da instituição — pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), e será a primeira pessoa da família a ingressar no ensino superior.

Ele é um dos 138 alunos que assistiu aos aulões do #BoraVencer. O projeto da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude ofereceu preparação gratuita para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de setembro a novembro de 2016, por meio de 200 horas-aula da edição especial #BoraVencer Intensivão. Foram atendidos 1,75 mil estudantes. “Resolvi que não queria ser estatística no mundo do crime, e sim me dedicar aos estudos e a uma profissão que admiro”, conta.

Jhonas mora no Setor Habitacional Ribeirão, mais conhecido como Porto Rico, em Santa Maria. De acordo com o jovem, as aulas do projeto foram essenciais para o preparo. “Pude relembrar conteúdos, aprofundar temas que não sabia tanto, e aprendi a desenvolver técnicas para a prova de redação que foram muito úteis.”

Para conseguir o feito, o menino passou meses em uma rotina intensa de estudos, com intervalos para prática esportiva. “Ele passava os dias sem sair, trancado no meu quarto, estudando”, confessa a mãe, Josimeire Lima de Sousa, de 41 anos. Orgulhosa, ela conta que todos da família ficaram emocionados com a notícia da aprovação. “É muita felicidade, espero que os irmãos sigam esse caminho”, acredita a doméstica, que vive com o marido e outros dois filhos (de 13 e de 6 anos).

Quanto ao desejo de seguir a carreira dentro do direito, Jhonas lembra que o sonho o acompanha desde o ensino fundamental. “Além de ajudar muito as pessoas, é um curso que oferece retorno intelectual”, avalia o jovem, que um dia quer fazer parte da corporação da Polícia Federal.

Resultados do primeiro ano do #BoraVencer
Jhonas é um dos 138 estudantes da rede pública de ensino participantes do #BoraVencer, aprovados em primeira chamada na seleção da UnB. O projeto gratuito foi criado em resposta a pedido feito na 3ª Conferência Distrital de Juventude, em 2015, e já atendeu 16 mil jovens desde a implementação, em 2016.

A subsecretária da Juventude, Aline Bezerra, avalia o resultado como uma política assertiva da pasta no primeiro ano de projeto. Em 2016, 42 participantes foram aprovados na UnB. “O formato mostrou-se eficaz e ajudou muitos estudantes. A ideia para 2017 é expandir para mais alunos”, adianta. “Estamos ansiosos para o resultado do Enem.”

No segundo semestre de 2016, além do #BoraVencer Enem, foi lançado o #BoraVencer Intensivão, exclusivo para alunos da rede pública — regular ou educação de jovens e adultos (EJA) — e bolsistas integrais da rede privada, inscritos no Enem 2016.

As aulas foram ministradas de segunda a sábado, entre 5 de setembro e 4 de novembro. Três mil estudantes também participaram do #BoraVencer Dicas, criado para revisar o conteúdo uma semana antes da prova do Enem — aplicada em 3 e 4 de dezembro.

Os aulões são divididos pelos temas matemática, ciências da natureza (física, química e biologia), ciências humanas (filosofia, sociologia, história e geografia) e linguagens, códigos e redação (línguas portuguesa, inglesa e espanhola e redação). Os professores são voluntários.

Em dezembro do ano passado, foi lançado o #BoraVencer Profissionalizante, que vai formar mil jovens em um curso de auxiliar administrativo. Além de preparar para o mercado de trabalho, as aulas auxiliam os candidatos ao concurso da Secretaria de Educação.

Em 18 de junho, a primeira edição do #BoraVencer Concursos também teve foco na prova da Educação. A partir de 30 de janeiro, mais 2 mil jovens farão dez cursos profissionalizantes pelo projeto em Ceilândia e na Estrutural.

 

Originalmente por: Jornal de Brasília

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *