terça-feira, junho 25, 2019
Início > Geral > Bar é multado pelo TRT por publicar anúncios racistas e sexistas

Bar é multado pelo TRT por publicar anúncios racistas e sexistas

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) multou um bar, localizado na quadra 214 da Asa Sul, em 5 mil reais por publicar anúncios de vaga de emprego com termos sexistas e racistas. Em uma publicação feita em março deste ano, o bar pede que as candidatas sejam bonitas e desinibidas. Os anúncios se referiam a trabalhos no Buraco do Jazz, que acontece toda quinta-feira no local.

Em entrevista ao G1, o dono do bar, Gustavo Frade, reconheceu o teor dos anúncios e disse que vai acatar a decisão. Para ele, a intenção não era de exclusão e que o tipo de negócio utiliza a estética para conquistar os clientes.

“A gente é sexualizado, a gente trabalha com esse negócio, nossos drinks são subversivos, com nomes como ‘orgasmo’, ‘volúpia’, ‘blowjob’ [sexo oral em inglês]”, conta.

Para a juíza Audrey Choucair Vaz, que analisou o caso, as respostas do dono do bar, encaminhadas ao Ministério Público, descreve um cenário de desrespeito e abuso.

“Quando o poder empresarial ultrapassa os seus pedidos e cai para critérios subjetivos e injustos à luz do ordenamento jurídico, que objetificam o ser humano, e em especial a mulher, sua conduta não pode ser tolerada”, argumenta em uma parte do processo.

Além de pagar a multa de 5 mil reais, o bar não poderá publicar mais anúncios do tipo e poderá usar como referências para requisitos apenas “boa aparência” e “boa apresentação”. Mas, para o dono do bar, toda a decisão só trouxe benefícios. “A gente está vendo como uma conquista. Foi uma publicidade. Foi negativa? Foi. Mas agora eu sou muito mais conhecido.”

Publicado por: Jornal de Brasília

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *