sábado, agosto 24, 2019
Início > Política > Caiado retoma defesa por inclusão de estados e municípios na Previdência

Caiado retoma defesa por inclusão de estados e municípios na Previdência

Presente no V Fórum de Governadores realizado na terça-feira, em Brasília, o governador Ronaldo Caiado voltou a defender que a Reforma da Previdência também se estenda ás previdências estaduais e municipais. A ideia dele é que cada chefe de Executivo replique em suas esferas de gestão o que for aprovado para a União. Segundo o governador, esta seria uma alternativa à dificuldade enfrentada pelo Congresso Nacional para aprovar uma reforma ampla.

Caiado que apoia integralmente a movimentação do governo federal no contexto previdenciário teme que insistir na inclusão de estados e municípios no texto da Proposta de Emenda Constitucional gere desgastes do governo com deputados federais. Por isso, defende a apresentação de alternativas, entre elas, que governadores e prefeitos possam aderir à reforma aprovada via decreto. Assim a decisão dependeria de aprovação das respectivas assembleias legislativas e câmaras municipais.

Para que isso seja possível, seria necessário que a PEC da previdência conceda a prerrogativa de aceitar ou recusar a reforma via decreto. Na ideia do governador, em caso de aceite, a proposta valeria até 2022, prazo que deverá ser usado para encaminhamento de reformas definitivas aos Legislativos de cada estado.

O Fórum realizado na terça reuniu 21 governadores e deputados federais envolvidos na tramitação da matéria na Câmara. Entre os parlamentares compareceram o presidente da casa, Rodrigo Maia, o presidente da Comissão Especial que analisa a Reforma da Previdência, Marcelo Ramos, e o relator Samuel Moreira. Este último deve apresentar parecer sobre a matéria na próxima quinta-feira (13/6).

Por: Mais Goiás

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *