segunda-feira, junho 24, 2019
Início > Saúde > Com baixa adesão, vacinação contra sarampo e poliomelite atinge 17% em Goiás

Com baixa adesão, vacinação contra sarampo e poliomelite atinge 17% em Goiás

Balanço do Ministério da Saúde, com dados repassados pelas Secretarias Municipais de Saúde, demonstram que 39 municípios goianos estão com índices abaixo dos 10% da vacinação contra poliomielite e 38 para sarampo. Cinco municípios não informaram nenhum dado para pólio (Davinópolis, Monte Alegre, Novo Planalto, Padre Bernardo e Teresina de Goiás), e quatro para sarampo  (Monte Alegre, Novo Planalto, Padre Bernardo e Teresina de Goiás).

Os números colhidos até às 8h do dia 14 de agosto, indicam que a cobertura vacinal do sarampo está em 16,55% e da poliomielite em 16,92% durante a primeira semana de vacinação, iniciada no dia 6 de agosto.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo prossegue até 31 de agosto com o propósito de imunizar 95% das crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias de todo o Estado, o que representa 346.364. O Dia D está programado para o próximo sábado, 18 de agosto.

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, conclama os pais ou responsáveis a levarem as crianças aos centros de saúde e postos de vacinação espalhados em todos os 246 municípios goianos, para que não haja o risco de reintrodução dessas doenças. “O sarampo pode causar a morte das crianças e a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, deixa sequelas que limitam e comprometem a vida das pessoas. Essa triste realidade foi muito comum no passado”, afirma o secretário, que é médico pediatra.

 

NÚMEROS DA CAMPANHA
Sarampo
Doses aplicadas: 60.333
População: 364.626
Cobertura vacinal: 16,55%

Poliomielite
Doses aplicadas: 61.692
População: 364.626
Cobertura vacinal: 16,92%

Fonte: Mais Goiás

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *