terça-feira, março 19, 2019
Início > Cidades > Comurg disponibiliza plataforma digital com dia e horário da coleta orgânica

Comurg disponibiliza plataforma digital com dia e horário da coleta orgânica

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), redimensionou os circuitos da coleta de resíduos sólidos domiciliares e implantou nova plataforma digital para facilitar o acesso a frequência em toda cidade.O serviço online está disponível no site da Prefeitura de Goiânia e permite que o usuário consulte detalhadamente a frequência que o caminhão compactador passará em determinado local. Para pesquisar, os cidadãos devem selecionar o bairro em que residem. Em seguida, é aberto um mapa com legendas informando a frequência do serviço.

Segundo o presidente da Comurg, Aristóteles de Paula, este é um plano piloto e, em breve, os outros serviços que a Companhia executa estarão disponibilizados no site da Prefeitura de Goiânia. ‘A gestão do prefeito Iris Rezende está avançando em inovação tecnológica. Além de facilitar a circulação de informação, a plataforma digital adotada pela Comurg garantirá maior transparência dos serviços públicos realizados pelo órgão’, explica.

Coleta

A coleta em Goiânia é realizada em três circuitos: segunda, quarta e sexta-feira; terça, quinta e sábado; e diário. Já os horários variam das 07h às 16h e das 19h às 04h. No total, são 133 circuitos que atendem 697 bairros. Por dia, a Comurg recolhe uma média de 1.200 toneladas de resíduos orgânicos.

É importante destacar que a coleta orgânica recolhe apenas o lixo domiciliar.  Entulhos, poda de árvores, móveis, recicláveis, eletrônicos e pneus devem ser levados até o Ecoponto Guanabara. Caso sejam recicláveis, os cidadãos podem aguardar o caminhão da Coleta Seletiva. No caso de móveis e outros objetos reutilizáveis, as pessoas podem solicitar o recolhimento por meio do Cata-Treco, através dos telefones 3524-8500 e 98596-8555.

Além disso, para evitar acidentes dos trabalhadores durante a coleta, a Prefeitura de Goiânia também pede a conscientização dos moradores para acomodar adequadamente o lixo.  É recomendável não deixar soltos objetos pontiagudos e cortantes.

Aristóteles de Paula complementa que a medida visa criar novas possibilidades para o cidadão repensar os hábitos. ‘Cada um deve fazer a sua parte. Não jogar lixo no chão, atentar para as datas e os horários da coleta e separar o lixo corretamente. São ações simples que podem fazer muita diferença na saúde, bem-estar e qualidade de vida’, finaliza.

Verifique a periodicidade da coleta orgânica em seu bairro: http://www.geocomurg.com.br/coletaorganica.html

Por: Mais Goiás
Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *