quinta-feira, maio 23, 2019
Início > Geral > Detran leva Goiás Sinalizado a mais seis municípios

Detran leva Goiás Sinalizado a mais seis municípios

O Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Sinalizado do Detran-GO, concluirá os trabalhos de sinalização horizontal e vertical em mais seis municípios na segunda quinzena de março. Itapirapuã, Luziânia, Ipameri, Mossâmedes, Santa Rita do Araguaia e Santa Helena serão atendidos com a implantação de 600 placas de regulamentação e de advertência. Os trabalhos do programa são realizados durante todo o ano e priorizam municípios que ainda não integram o sistema nacional de trânsito.

Os seis municípios já receberam a sinalização horizontal, aquela executada sobre o pavimento para controle, advertência, orientação e informação do usuário, como faixas de pedestre e retenção. A implantação das placas marcará a conclusão dos trabalhos do Goiás Sinalizado nessas cidades. No ano passado, o programa beneficiou 72 municípios. Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, a meta é intensificar o trabalhos até o próximo ano.

“Apesar do Código de Trânsito Brasileiro colocar a sinalização como competência dos municípios, o governador Marconi Perillo, sensível à crise enfrentada pelas prefeituras, vem auxiliando os prefeitos com a elaboração de projeto de engenharia de tráfego e a implantação de sinalização de trânsito, por meio do Goiás Sinalizado”, destaca Manoel Xavier.

O trabalho de sinalização tem como pilar o plano de circulação elaborado por engenheiros. O foco central é a redução dos pontos de conflitos; adequação à velocidade da via; e o aumento da visibilidade e fluidez nos cruzamentos. Além de locais de grande fluxo, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos. Segundo o gerente de Engenharia de Tráfego,

Renato Mundim, a proposta do trabalho é orientar condutores, ciclistas e pedestres, proporcionando maior segurança viária. “O objetivo principal é reduzir os índices de acidentes”, ressalta.

Desde a criação, em 2012, o programa já atendeu cerca de 200 municípios. Foram instaladas cerca de 15 mil placas e implantados mais de 200 mil metros quadrados de sinalização horizontal. Para receber o Goiás Sinalizado, o único pré-requisito é que o asfalto da área a ser contemplada esteja em boas condições.

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *