quinta-feira, julho 18, 2019
Início > Cultura > Detran usa energia produzida por bicicletas para exibir filmes no DF

Detran usa energia produzida por bicicletas para exibir filmes no DF

Festival Cine Brasil Pedal é aberto ao público e ocorre nos dias 24 e 25.
Enquanto as sessões acontecem, público pedala para produzir energia.

Brasília recebe nos dias 24 e 25 de setembro o Projeto Cine Pedal Brasil. A iniciativa é inédita na capital e faz parte das ações promovidas para a Semana Nacional de Trânsito, do Detran.  O festival é itinerante e consiste na exibição de filmes ao ar livre. A novidade é que a energia necessária para a projeção das películas é gerada pelo público com o uso de bicilcletas – eles pedalam enquanto acompanham a exibição.

O evento acontece na praça do Museu Nacional, das 16 às 22h, e é gratuito. Antes da exibição, haverá apresentações de DJs e palestras. Os longas escolhidos para o festival foram “Bike vs Carros” e a animação brasileira indicada ao Oscar, “O Menino e o Mundo”.

Além de Brasília, Goiânia, Salvador, Recife e Natal recebem o festival simultaneamente. Para participar, é preciso fazer credenciamento no local ou pelo site do evento. A organização vai disponibilizar dez bicicletas fixas e mais dez bases para que o público encaixe as próprias bicicletas. Também estará disponível um pedal manual, indicado para cadeirantes, crianças e idosos.

As pedaladas produzem uma energia que é recebida por gerador. O equipamento então a distribui para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação do local. O público precisa produzir no mínimo 1,3 mil watts para os equipamentos funcionarem. Um placar exibirá em tempo real a quantidade de energia produzida pelas bicicletas. A energia também pode ser usada  para carregar os celulares e tablets de quem acompanha a exibição.

Publicado originalmente por: G1

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *