sexta-feira, Maio 25, 2018
Início > Saúde > Dia Nacional do Doador: bolsa de sangue coletada pode salvar até dez vidas

Dia Nacional do Doador: bolsa de sangue coletada pode salvar até dez vidas

Neste sábado (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue em todo o Brasil. O objetivo da data é homenagear as pessoas que, durante sua rotina diária, separam um tempo para salvar vidas. A doação pode ajudar pacientes que precisam de transfusão de sangue em todos os hospitais e demais unidades assistenciais de saúde do Estado. Cada bolsa de sangue coletada pode ajudar até quatro pessoas adultas ou até dez crianças.

Elaine Oliveira, de 44 anos, sofreu uma hemorragia devido ao rompimento do aneurisma. A paciente precisou fazer uma intervenção urgente para inserção de um dreno e reposição sanguínea. De acordo com Liliane Oliveira, irmã da paciente, o procedimento só foi realizado porque havia uma quantidade suficiente de sangue no estoque do hospital.

Dois dias após o procedimento, foi solicitado à família de Elaine oito bolsas de sangue para reposição do estoque. “A doação de sangue é um procedimento fácil, rápido, que salva vidas e que nós devíamos fazer não só quando há um ente querido precisando, mas sempre que nós pudermos”, disse a irmã da paciente. Elaine está internada há sete dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Neurológico, em Goiânia e sua recuperação é lenta.

Campanha

Atualmente, o estoque do Hemocentro de Goiás (Hemogo) está com apenas 10% da sua capacidade. Com o objetivo de aumentar os estoques de bolsa de sangue para o fim de ano, o Hospital Geral de Goiânia (HGG), em parceria com o Hemocentro, promove a 4ª edição do evento “Doe Sangue ao som do Rock”, em Goiânia.

O evento acontece neste sábado, das 9 às 14 horas, no HGG, localizado no Setor Oeste. As bandas Sunroad e Acorde 7 Blues Band irão se apresentar. Na última edição, o evento recebeu cerca de 250 pessoas e coletou 123 bolsas de sangue. Este ano a expectativa é superar esse número.

A ação faz parte da estratégia do hospital para aumentar as doações de sangue para os pacientes e não correr o risco de suspender as cirurgias.

Orientação

Para se um doador, é preciso estar em boas condições de saúde e pesar, no mínimo, 50 quilos. É necessário ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento de identificação oficial com foto.

Para fazer a doação, é recomendado estar bem alimentado, ter dormido ao menos 6 horas de sono na noite anterior, não ingerir alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e ficar sem fumar pelo menos duas horas antes da coleta do sangue.

Após a coleta é importante se alimentar bem e beber bastante água. Os interessados em doar constantemente devem respeitar um intervalo entre as coletas. É recomendado um período de 3 meses para mulheres e 2 meses para homens.

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *