terça-feira, agosto 20, 2019
Início > Cidades > Empresário pioneiro de Goiânia morre aos 100 anos

Empresário pioneiro de Goiânia morre aos 100 anos

Morreu, nesta terça-feira (7), aos 100 anos de idade, o empresário Henrique Coe, considerado um dos pioneiros de Goiânia. Velório e sepultamento estão marcados para esta data, no Jardim das Palmeiras. Nascido em Magé, Rio de Janeiro, em 1918, Coe veio para Goiânia no início da década de 1940 para fundar a Casa Iracema, empresa que chegou a ter a inscrição 001 na Junta Comercial de Goiás (Juceg), antes do recadastramento.

Especializada em materiais hidráulicos, a loja foi fundamental na construção de Goiânia e, posteriormente, de Brasília, onde também possui uma unidade até os dias atuais. Coe também atuou em outras áreas. Foi um dos fundadores da Faculdade de Ciências Econômicas da então Universidade Católica de Goiás (UCG), onde foi professor.

Também participou de entidades classistas e presidiu por vários mandatos a Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), bem como fundou e presidiu o Sindicato do Comércio Varegista e Comércioa Atacadista de Material de Construção (Sindimaco). Coe também foi diretor da Celg e presidente de conselhos no Sesc e Senac.

Em 2008, aos 90 anos de idade e ainda à frente da Casa Iracema, chegou a ser eleito Homem Dinâmico do Ano pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL). Henrique Coe deixa três filhos, 14 netos e 12 bisnetos.

Por: Mais Goiás

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *