sexta-feira, Maio 25, 2018
Início > Saúde > Goiânia recebe mutirão para avaliação pulmonar gratuita nesta sexta-feira (11)

Goiânia recebe mutirão para avaliação pulmonar gratuita nesta sexta-feira (11)

Goiânia recebe nesta sexta-feira (11) o  mutirão de espirometria, exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), denominação usada para classificar a bronquite crônica e enfisema pulmonar. A iniciativa é promovida pela Sociedade Goiânia de Pneumologia com apoio da companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim. O mutirão acontecerá na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira.

A primeira avaliação é uma triagem que seleciona os pacientes com maior probabilidade de apresentar a doença e os direciona para o exame de espirometria, conhecido também como “teste do sopro”. Esse procedimento permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, de forma que caso o paciente esteja fora dos padrões normais para sua idade, ele será contatado posteriormente para agendar consultas e ter orientação para o tratamento mais adequado.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado da DPOC, doença que anualmente causa cerca de 31,8 mil mortes por 100 mil habitantes no Brasil. Os primeiros sinais (cansaço, tosse, pigarro e falta de ar) são confundidos com sinais do envelhecimento, fazendo com que o diagnóstico preciso seja feito quando o pulmão do paciente já está bastante comprometido.

Serviço – Mutirão de espirometria em Goiânia
Os interessados em participar devem ir ao local indicado abaixo na data e horários de atendimento. Não é necessário agendamento prévio para participar do mutirão. Serão distribuídas senhas no dia e local do evento.

Data: 11/05/2018
Horário: das 9 às 13 horas
Local: Praça Pedro Ludovico Teixeira, (Praça Cívica)

Fonte: Mais Goiás

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *