segunda-feira, outubro 21, 2019
Início > Saúde > Goiânia recebe mutirão para avaliação pulmonar gratuita nesta sexta-feira (11)

Goiânia recebe mutirão para avaliação pulmonar gratuita nesta sexta-feira (11)

Goiânia recebe nesta sexta-feira (11) o  mutirão de espirometria, exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), denominação usada para classificar a bronquite crônica e enfisema pulmonar. A iniciativa é promovida pela Sociedade Goiânia de Pneumologia com apoio da companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim. O mutirão acontecerá na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira.

A primeira avaliação é uma triagem que seleciona os pacientes com maior probabilidade de apresentar a doença e os direciona para o exame de espirometria, conhecido também como “teste do sopro”. Esse procedimento permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, de forma que caso o paciente esteja fora dos padrões normais para sua idade, ele será contatado posteriormente para agendar consultas e ter orientação para o tratamento mais adequado.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado da DPOC, doença que anualmente causa cerca de 31,8 mil mortes por 100 mil habitantes no Brasil. Os primeiros sinais (cansaço, tosse, pigarro e falta de ar) são confundidos com sinais do envelhecimento, fazendo com que o diagnóstico preciso seja feito quando o pulmão do paciente já está bastante comprometido.

Serviço – Mutirão de espirometria em Goiânia
Os interessados em participar devem ir ao local indicado abaixo na data e horários de atendimento. Não é necessário agendamento prévio para participar do mutirão. Serão distribuídas senhas no dia e local do evento.

Data: 11/05/2018
Horário: das 9 às 13 horas
Local: Praça Pedro Ludovico Teixeira, (Praça Cívica)

Fonte: Mais Goiás

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *