quarta-feira, outubro 16, 2019
Início > Cidades > Goiás completa 290 anos como exemplo de conservação do patrimônio

Goiás completa 290 anos como exemplo de conservação do patrimônio

A antiga Vila Boa de Goiás, primeira capital do Estado, completou 290 anos com uma extensa programação que começou na segunda-feira (24), e foi encerrada na terça-feira (25) com a transferência temporária da capital do Estado para a cidade.

No primeiro dia, o Palácio Conde dos Arcos foi palco de cerimônias oficiais e atividades culturais, com a presença do governador Marconi Perillo, da secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, prefeita de Goiás, Selma Bastos e diversas outras autoridades. Em um momento de muita emoção, a presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), Kátia Borgéa, recebeu o título de cidadã vilaboense. “Estou em casa, tenho aqui amigos queridos. Os vilaboenses são exemplo de comprometimento com a preservação do patrimônio.”, disse Kátia.

Em seguida, foi inaugurada na Galeria dos Governadores do Palácio a imagem de Francisco Mascarenhas e aberta e exposição de artes “Pintando a Nossa História – 290 anos da cidade de Goiás”. A noite foi encerrada com o lançamento do livro “Professor Alcides Jubé – Um catedrático por excelência”, escrito pelo neto de Alcides, Antônio Celso Ramos Jubé.

Transferência

Goiás foi declarada capital do Estado na manhã da terça-feira, 25, com a solenidade de transferência e instalação dos Três Poderes, no Largo do Mercado Municipal. Ao comemorar os quase 300 anos da cidade, o governador Marconi Perillo disse que a população de Goiás soube manter viva a cultura, as tradições, o casario e, por isso, merece a nossa gratidão.

Para a secretária Raquel Teixeira, a transferência foi muito importante por ser a última de Marconi Perillo como governador. Um dos marcos de seus governos foi a criação e consolidação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) que, em sua edição 2017, gerou um retorno de aproximadamente R$ 2 milhões para a cidade e teve cerca de 6 mil expectadores em todas as sessões de cinema, um público recorde.

Seguindo a programação comemorativa do aniversário, o governador, secretária Raquel Teixeira, prefeita Selma Bastos e autoridades federais, estaduais e municipais estiveram na escola municipal Os Pequeninos para a inauguração de obras, assinatura de atos e entrega de benefícios.

Com o programa Goiás na Frente, o governador anunciou que a Seduce e SED vão oferecer 1.400 vagas para cursos de profissionalização e qualificação profissional via Pronatec.

Em seguida, as autoridades participaram da missa de graças pelos 290 anos da cidade na Igreja Matriz de Sant’Ana. A programação foi encerrada com a exibição do documentário “Prefeitura e Governo de Goiás: Juntos pelo povo” e a partilha do bolo de aniversário na Praça do Coreto.

Por: Mais Goiás

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *