terça-feira, junho 25, 2019
Início > Política > Governo de Goiás deve suspender eventos do Renda Cidadã

Governo de Goiás deve suspender eventos do Renda Cidadã

O  Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou, pela segunda vez, que o Governo de Goiás suspenda a realização de eventos de entrega dos cartões do programa Renda Cidadã. Em abril já havia sido feita uma recomendação, que foi reiterada na última sexta-feira (20).

Em 7 de julho, em Uruaçu, o MP Eleitoral constatou o descumprimento da primeira recomendação. Foi organizado um evento de distribuição dos cartões do programa. A assessoria de imprensa do MP Eleitoral explica que, à ocasião, alguns pré-candidatos aproveitaram para fazer autopromoção.

A assessoria de imprensa do governador José Eliton explicou ao Mais Goiás que, desde abril, o governador deixou de participar desses eventos. Para que a entrega do benefício não fosse cessada, foram nomeados os secretários. O intuito de manter a organização dos eventos seria para garantir que o benefício seja concedido aos destinatários específicos, para evitar possíveis fraudes, afirma a assessoria.

Contudo, o Ministério Público entende que as ações de entrega dos cartões do Renda Cidadã, custeadas com dinheiro público, podem viabilizar a promoção de candidatos às eleições de 2018. O objetivo, portanto, seria coibir “eventos de cunho assistencialista de distribuição de bens e serviços aos eleitores, afim de evitar o uso promocional do programa social, além da prática de abuso de poder político”, afirma nota do órgão.

A recomendação do MP Eleitoral é feita com o intuito de promover a fiscalização e orientação para o cumprimento da legislação. Ou seja, é uma ação apenas de caráter preventivo. Caso as recomendações não sejam seguidas, e se constatados abuso de poder político e econômico, é possível que haja a cassação de mandato eletivo ou a a declaração de inelegibilidade do candidato.

Fonte:  Mais Goiás

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *