segunda-feira, junho 24, 2019
Início > Política > Governo Trump enviará secretário de Estado para posse de Bolsonaro

Governo Trump enviará secretário de Estado para posse de Bolsonaro

O presidente americano, Donald Trump, será representado por seu secretário de Estado, Mike Pompeo, na cerimônia de posse de Jair Bolsonaro (PSL), em 1º de janeiro. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (17) pela Casa Branca.

Além de Pompeo, estarão no evento Mark Green, diretor da agência americana para o desenvolvimento internacional, William Popp, encarregado de Assuntos Comerciais na embaixada dos Estados Unidos em Brasília, e Mauricio Claver-Carone, assistente especial para o presidente e responsável por América Latina no Conselho de Segurança Nacional.

Pompeo e a delegação americana se juntam a outros nomes já confirmados, como o do boliviano Evo Morales.
Ele confirmou nesta segunda que participará da cerimônia. “Fomos convidados e estamos comunicando que vamos participar” da posse do presidente, afirmou Diego Pary, ministro de Relações Exteriores boliviano.

Também virão o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e o presidente chileno, Sebastián Piñera. O presidente argentino, Mauricio Macri, não deve vir para a posse, mas pretende se reunir com o presidente eleito em janeiro, em Brasília.

Por outro lado, o governo eleito desconvidou o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e o líder de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Segundo apurou a Folha, a ideia inicial era seguir o histórico da chancelaria brasileira e chamar representantes de todos os países ao Planalto no primeiro dia do ano.

Na semana passada, porém, houve uma mudança de posição por parte do novo governo, que pediu a exclusão dos convites que já haviam sido emitidos ao venezuelano Nicolás Maduro e ao cubano Miguel Díaz-Canel.

Na posse da presidente Dilma Rousseff em 2015, o americano Barack Obama enviou o vice-presidente Joe Biden para participar do evento. Quatro anos antes, havia mandado a então secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Por: Folha Press

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *