sábado, setembro 21, 2019
Início > Geral > Inflação de fevereiro no DF é a quarta menor entre as capitais pesquisadas

Inflação de fevereiro no DF é a quarta menor entre as capitais pesquisadas

 

Rafael Alves, da Agência Brasília

Inflação de fevereiro no DF é a quarta menor entre as capitais pesquisadas
A inflação no Distrito Federal fechou o mês de fevereiro com alta de 0,69%. O número, calculado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), representa a quarta menor taxa do mês entre as 13 capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dados foram apresentados pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) nesta segunda-feira (14).

Entre os setores que apresentaram redução destacam-se o de habitação e o de transportes. O primeiro teve queda de 0,07 ponto porcentual em Brasília. O setor compreende itens como aluguel, taxas, reparos, artigos de limpeza, combustíveis domésticos e energia elétrica.

De acordo com o gerente de Contas e Estudos Setoriais da Codeplan, Jusçanio Umbelino de Souza, esses itens tiveram significativa alta nos últimos 12 meses, mas agora a tendência é de estabilidade. “A expectativa é que, uma vez realinhados os preços públicos, principalmente o de energia elétrica, a gente tenha um período de manutenção de valores e menor pressão sobre a inflação”, explicou Souza.

O setor de transportes representou queda de 0,28 ponto porcentual em fevereiro. Entre os itens analisados no setor estão transporte público, preço de combustíveis e valores de veículos.

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *