sexta-feira, agosto 23, 2019
Início > Saúde > Internet. Google ajuda a informar pacientes sobre doenças

Internet. Google ajuda a informar pacientes sobre doenças

Prática também muito comum entre os pacientes de agora é chegar ao consultório médico já com informações prévias, colhidas diretamente dos sites de pesquisa na Internet. O Google é um aliado dos médicos na troca de conhecimento sobre enfermidades e na hora de ampliar a atenção sobre os sintomas. Mas nunca deve substituir a opinião do especialista.

 

O médico Sandro Salgueiro, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia seção Ceará (SBC-CE), percebe que os pacientes têm buscado se informar mais sobre a própria doença pelos meios digitais. Isso acaba enriquecendo o diálogo. “Esse tipo de pesquisa deve ser um ponto de partida. Ela não vai resolver tudo, mas é bom que o paciente tenha lido sobre”, defende.

 

É a partir dessa busca prévia que dúvidas e perguntas novas podem aparecer. É exatamente aí que a orientação do especialista deve ser agregada. “Muitas informações ali dispostas não são devidamente compreendidas. Isso pode tumultuar o tratamento e complicar a condição de saúde”, afirma o médico Henrique Batista e Silva, do Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

Dependendo da doença pesquisada, o Google filtra informações básicas sobre o sintomas e as formas de transmissão, sugerindo ainda links que podem facilitar na busca de informação. Os dados foram produzidos em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo. A ideia da parceria é fornecer dados comprovados sobre as enfermidades e diminuir os boatos. “A promoção de saúde não pode sobreviver sem a comunicação acessível que a Internet oferece”, informou a unidade. (Rômulo Costa)

Postado originalmente por O Povo

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *