sábado, julho 20, 2019
Início > Saúde > Ministério da Saúde estende vacina contra HPV para meninos

Ministério da Saúde estende vacina contra HPV para meninos

O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de janeiro de 2017, meninos também receberão a vacina contra HPV pela rede pública de saúde. Fazendo parte do Calendário Nacional de vacinas, essa será direcionada para meninos de 12 e 13 anos e é composta de duas doses, com intervalo de seis meses.

A sigla HPV vem de “Papiloma vírus humano” sendo um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo ser percursora de câncer. O papilomavírus transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. Segundo dados certa de 85% da população já esteve em contado com o vírus na vida, mesmo que não tenha desenvolvido.

Segundo estudos, com a inclusão dos meninos, há uma diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres e para os homens há benefícios como a proteção contra o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, que também são relacionados ao papilomavírus (HPV).

Outra mudança nas vacinas, a partir de 2017, é que meninas de 14 anos que ainda não tomaram a vacino poderão se vacinar e até 2020 o a faixa etária masculina deve aumentar para meninos de 9 a 13 anos.

A vacina para meninos são recomendações de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *