sábado, agosto 24, 2019
Início > Economia > PIB volta ao nível do primeiro semestre de 2012

PIB volta ao nível do primeiro semestre de 2012

Com a alta de 0,8% do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, o índice voltou ao nível registrado no primeiro semestre de 2012. Em relação a igual trimestre do ano passado, a alta foi de 1,3%. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a atividade econômica ainda está 5% abaixo do pico registrado no primeiro trimestre de 2014.

O consumo das famílias e os investimentos tiveram papel preponderante no desempenho do PIB do terceiro trimestre, disse nesta sexta-feira (30) Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE. Representando mais de 60% do PIB, o consumo subiu 0,6% de julho a setembro na comparação com o trimestre anterior, e 1,4% em relação a igual trimestre do ano passado.

Segundo Palis, uma melhora moderada no acesso ao crédito e no mercado de trabalho influenciaram o desempenho. Analistas ressaltam também que os cerca de R$ 12 bilhões liberados na economia no terceiro trimestre pela liberação do PIS/Pasep tiveram um papel importante no resultado.

Os investimentos registraram forte alta de 6,6% no terceiro trimestre sobre o segundo trimestre, mas muito influenciados pelo efeito das plataformas de petróleo, que, por uma mudança estatística, são contabilizadas como investimento.  A produção de bens de capital também favoreceu os investimentos, com destaque para a produção de caminhões, que reagiu após a paralisação dos caminhoneiros ocorrida no fim de maio.

Fonte: Folha Preess

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *