terça-feira, julho 16, 2019
Início > Geral > PMDB e PT terão candidatos próprios nas próximas eleições para o Buriti

PMDB e PT terão candidatos próprios nas próximas eleições para o Buriti

pmdb-e-pt-terao-candidatos-proprios-nas-proximas-eleicoes-para-o-buriti
O afastamento tem como maior causa a necessidade de protagonismo das duas legendas, acentuada depois da crise que atravessa o governo federal liderado pelo PT e de seu distanciamento da sociedade
Suzano Almeida

PT e PMDB garantem que, na próxima disputa pelo Buriti, vão estar separadosSheyla Leal/ObritoNews/Fato Online
BRASÍLIA Publicado hoje às 06:00

Ainda aliados, ao menos em oposição ao governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), PT e PMDB, que encabeçaram o governo passado e juntos foram derrotados em sua tentativa de reeleição, não deverão estar juntos nas eleições de 2018 ao Palácio do Buriti.

O afastamento dos dois partidos tem como maior causa a necessidade de protagonismo das duas legendas, acentuada depois da crise que atravessa o governo federal liderado pelo PT e de seu distanciamento da sociedade.
PMDB
Para os peemedebistas, chegou a hora de o partido deixar de ser coadjuvante e assumir um papel mais importante no cenário político do Distrito Federal. Para isso, é preciso deixar o antigo parceiro, que está acostumado a liderar.

Wellington Luiz: “O PMDB acredita que não cabe mais ser vice”Sheyla Leal/ObritoNews/Fato Online

“O PT sempre vai querer ser cabeça de chapa, e o PMDB acredita que não cabe mais ser vice em chapa nenhuma para o governo do Distrito Federal. A dificuldade é muito grande, mas a hora é de o partido assumir a frente e disputar com candidato próprio”, afirma o líder do PMDB na Câmara Legislativa, Wellington Luiz.

PT
O presidente regional do Partido dos Trabalhadores, Roberto Policarpo, confirma a declaração do peemedebista de que a legenda também não abrirá mão de ter candidato próprio, que deverá ser anunciado até julho do ano que vem. E a explicação é simples, a possível candidatura à presidência do ex-presidente Lula.

“A eleição ainda está muito longe. Vamos definir até julho quem será nosso nome à candidatura própria. Porém, essa discussão dependerá do quadro nacional. Não sabemos se o PMDB até lá, no plano federal, estará conosco. É normal que eles queiram ter candidato, mas o PT terá candidato, até para que tenhamos um palanque forte para a candidatura do presidente Lula”, declara Policarpo.

Candidatos
Roberto Policarpo garante que o PT vai ter candidato no DF para construir um palanque para LulaAgência Câmara

Os peemedebistas apontam como nome pacificado para a vaga na disputa ao Executivo local o presidente regional reeleito, Tadeu Filippelli.

“O nosso nome para a disputa ao governo, sem sombra de dúvidas, é o presidente Tadeu Filippelli. Não há dentro do partido qualquer voz destoante e, se houver, é isolada”, garante Wellington Luiz.
Dentro do PT, quatro nomes são apontados como possíveis candidatos ao Buriti. O distrital Wasny de Roure, a federal Erika Kokay, o ex-deputado Geraldo Magela e a ex-distrital Arlete Sampaio. Também havia o nome de Chico Vigilante, mas o líder do PT na Câmara Legislativa já disse ao presidente Policarpo que não quer entrar na briga pelo Buriti.

Sem seu principal aliado nas últimas eleições, o PT só irá iniciar as conversas para a composição de chapas após a escolha do nome do partido que irá disputar o Buriti.

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *