domingo, abril 21, 2019
Início > Sociedade > Projeto incentiva arte de rua e arrecada alimentos para instituição de caridade em Goiânia

Projeto incentiva arte de rua e arrecada alimentos para instituição de caridade em Goiânia

Goiânia recebe neste sábado (16) o “The Bronx”,  um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de arrecadar alimentos para uma instituição de caridade através da apresentação e exposição de diversas expressões da arte de rua. A proposta busca mostrar não só a arte que vem das periferias, mas uma realidade para qual muitas vezes a sociedade fecha os olhos.

O intuito da arte urbana é sair dos lugares destinados exclusivamente a exposições e apresentações artísticas, como museus e ateliês, e dar visibilidade à expressão artística do cotidiano, espalhada pelas ruas e becos da cidade. Por isso, a iniciativa vai acontecer em um estacionamento no Centro de Goiânia, local em que o artista Cacto, criador do projeto, grafitou uma de suas obras mais famosas e onde nasceu a ideia do projeto.

Cacto é o nome artístico de Victor Guimarães, morador da periferia de Goiânia que viu no graffiti uma forma de expressão e protesto. Ele desenhava desde a infância e, aos 16 anos, com o apoio do Centro de Referência da Juventude (CRJ), pode ter aulas gratuitas de graffiti e descobriu uma paixão e um talento. Hoje, ele trabalha com a arte do graffti e, junto a três colegas grafiteiros, Stil, Denus e Baset teve a ideia de promover a arte urbana e ajudar quem mais precisa por meio de um dia cultural.

“Eu vi no graffiti uma solução para minha vida, estava indo para caminhos errados e essa oportunidade da arte urbana me trouxe de volta. Eu quero poder ajudar outras pessoas a encontrar esse caminho de volta, o ‘The Bronx’ vai fazer isso por mim”, fala Cacto.

O projeto vai transformar o Estacionamento 12 em uma grande galeria de arte, música e várias atividades culturais como batalha de rap, roda de conversa sobre a importância das expressões artísticas para o empoderamento da periferia, produção de graffiti durante toda a tarde e terá também um Flash Day Tattoo, dedicado a tatuar pequenos desenhos desenvolvidos especialmente para o evento com um preço mais baixo que o habitual.

A entrada é um 1 kg de alimento não perecível que será doado para o Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo, que atende hoje cerca de 70 idosos e depende exclusivamente de doações.

Serviço:
Projeto “The Bronx”
Data: 16 de fevereiro (sábado)
Horário: das 10h às 18h
Local: Estacionamento 12 (Rua 12, esquina com Rua 16, nº 98, Centro).

Fonte: Mais Goias

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *