sábado, agosto 24, 2019
Início > Cidades > Romaria de Muquém começa neste sábado

Romaria de Muquém começa neste sábado

Mais uma vez o Estado de Goiás se volta para o turismo religioso. Dessa vez, é a romaria de Muquém, em Niquelândia, que promete chamar os devotos para mais uma peregrinação pela fé em Nossa Senhora de A´badia a partir deste sábado (05).

A romaria, que entra em 269º edição, teve início no século XVII, ainda no ciclo de mineração, do ouro e da escravidão. Em 1732 , na região de Muquém, distrito de Niquelândia, um capitão de mato veio com o propósito de capturar os quilombolas e, ao se aproximar das Montanhas de Muquém, ele teria feito um voto onde, se ele conquistasse o quilombo de modo pacífico, seria erguida uma capela dedicada a São Tomé Apóstolo, santo do dia 21 de dezembro. Ao concretizar o seu pedido, a capela foi construída e ao redor dela se formou o arraial de Muquém.

Depois disso, um português prometeu buscar uma imagem de Nossa Senhora d`Abadia em Portugal caso não fosse encontrado ouro no ponto em que trabalhava. Não acharam ouro e ele retornou à sua cidade natal e trouxe a imagem. Diz a tradição que ele, juntamente com sete famílias, saíram do litoral de Porto Seguro, na Bahia, rumo à Muquém.
Hoje o Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Abadia de Muquém é um dos maiores santuários do Brasil e único com título de Gemellaggio com o Santuário Nossa Senhora de Nazaré.

Preparativos

A prefeitura de Niquelândia já começa a preparar a cidade para receber os fiéis. São esperados cerca de 400 mil pessoas nos onze dias de festa. Segundo o gestor da Secretaria Municipal de Urbanismo, Wendel Vitor, foram feitas a reforma do posto policial, da sede da prefeitura no arraial, terraplanagem das vias e uma adequação do aterro sanitário. “Realizemos, em conjunto com a secretarias de Transportes e Planejamento, uma grande organização para receber os fiéis. Por exemplo, as ruas sem pavimentação receberam cascalhamento e patrolamento. Deixamos as vias lisinhas, sem buracos, para o tráfego seguro dos visitantes. O trabalho inicial foi neste sentido, iniciamos antes para entregar todas demandas necessárias da melhor forma ao público da romaria”, destacou.

No campo da saúde, a secretaria municipal já definiu o quadro de equipes que atuarão nos dias de festas. A gestão definiu que 52 servidores, dentre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão posicionados na barraca da Organizações Voluntárias de Goiás (OVG) que estará localizada nas margens da GO-237. Os postos de saúde localizados no povoado também estão com o quadro de funcionários reforçados. “Vamos levar um conforto aos romeiros que caminharam por dias ou horas. Haverá massagem, realização de curativos e outros atendimentos que eles necessitarem. Para isto, teremos uma estrutura completa na barraca da OVG, que também prestará outros apoios”, declarou a coordenadora da Atenção Básica de Niquelândia, Leandra Rosa.

Segundo a secretária de Turismo do município, Ariana Renovato, a programação é extensa e promete entreter os visitantes. “Teremos casamentos, shows católicos e várias celebrações de missas e novenas. Também preparamos todo o suporte de esclarecimento de dúvidas com barracas espalhadas pelo acampamento”, garante ela.

Em relação a economia, Ariana relata que todos estão bastante animados com a chegada da festa para aquecimento do comércio. “Isso gera impacto econômico nos hotéis, restaurantes e comércio pelos números de visitantes que a cidade recebe. Isso acaba movimentando a cidade de uma forma positiva,” enfatizou.

O prefeito Valdeto Ferreira relatou que toda a prefeitura estará envolvida na organização da Romaria. “Vamos prestar todo apoio necessário ao Padre Aldemir Franzin e aos turistas que vierem para a festa. Nossa expectativa é ter uma romaria cheia de muita fé, devoção e com uma boa infraestrutura aos fiéis”.

A romaria será realizada a partir deste sábado (05) e vai até o dia 16 de agosto.

Por: Mais Goiás

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *