quinta-feira, maio 23, 2019
Início > Geral > Sem salário, tripulantes da Avianca entram em greve na sexta-feira

Sem salário, tripulantes da Avianca entram em greve na sexta-feira

Pilotos, copilotos e comissários da Avianca Brasil anunciaram na noite desta segunda-feira (13) que entrarão em greve na próxima sexta-feira (17) a partir das 6h, nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). A decisão foi tomada após assembleia.  A Avianca Brasil está em recuperação judicial desde fevereiro e tem atrasado o pagamento de salários e benefícios, como vale-alimentação, de seus funcionários.

A greve não tem data para acabar e deve durar até as reivindicações serem atendidas. De acordo com o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), os atrasos nos pagamentos e o clima de incerteza sobre a continuidade das operações geram uma situação que pode afetar a segurança do voo.

O grupo reivindica, além da regularização dos salários, o pagamento de diárias, vale-alimentação, férias atrasadas e depósitos de FGTS. De acordo com o sindicato, os tripulantes devem impedir as decolagens dos voos da Avianca dos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

Voos em trânsito -quando é feito a escala nos aeroportos– também serão barrados. O sindicato liberou inclusive o discurso que os pilotos devem fazer aos passageiros nesses casos. O SNA também afirma que todos os funcionários da Avianca poderão aderir a greve.

De acordo com o sindicato, a Avianca iniciou processo de demissão de pilotos e comissários nesta segunda (13). De acordo com as normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), passageiro impactado por cancelamentos tem o direito de optar pelo reembolso integral do valor pago, pela reacomodação em outros voos da própria companhia ou de outra aérea que ofereça a rota. O cliente ainda pode executar o serviço por outra modalidade de transporte.

A Folha revelou que a Avianca não oferece hospedagem a todos os passageiros que tiveram de ser realocados por overbooking e que deixou de pagar o reembolso integral a ao menos um consumidor que teve seu voo cancelado.

Na noite desta segunda, o site da Avianca ainda não listava quais voos seriam cancelados na sexta. Questionada, a companhia optou por não comentar a paralisação.

Por: Folha Press

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *