sexta-feira, novembro 16, 2018
Início > Saúde > SES-GO realiza segundo dia D de vacinação contra Pólio e Sarampo, em Goiás

SES-GO realiza segundo dia D de vacinação contra Pólio e Sarampo, em Goiás

A Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) realiza neste sábado (1º/9) o segundo dia D de vacinação contra o vírus da poliomielite e do sarampo, em Goiás. Dados da pasta mostram que até a última quinta-feira (30/8) foram administradas 296.309 doses contra pólio (paralisia infantil) e 292.114 doses contra sarampo em todo estado. Até agora o estado conseguiu administrar a vacina para cerca 84% das 364 mil crianças.

De acordo com a gerente de Imunização e rede de frio da SES-GO, Clécia Vecci, Goiás está desde 1989 sem casos de pólio e desde 1999 sem sarampo, mas ainda assim apresenta resultados preocupantes. Embora não exista nenhum caso confirmado dessas patologias, Vecci alerta sobre a necessidade de realizar um bloqueio para que os vírus não consigam fazer vítimas no estado.

“Estamos bastante positivos para este sábado. A expectativa é de que o segundo “Dia D” repita o sucesso obtido na primeira data. Pra você ter uma ideia (sic), no primeiro dia foram aplicadas mais de 38 mil doses das respectivas vacinas só em Goiânia”, ressaltou.

De acordo com a gerente, com a ação, a pasta pretende bater a meta nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), de 95% de cobertura vacinal. Ela ressalta a importância das vacinas e a facilidade da reintrodução da doença em Goiás.

“O fato de não ter e não se falar sobre essas doenças desde as décadas de 1980 e 1990, faz as pessoas acharem que não precisam mais se vacinar. Mas esse descuido pode resultar na reintrodução do vírus do Sarampo em Goiás, por exemplo. É muito fácil acontecer isso”, alerta.

Segundo dados do MS, já foram registrados no Brasil 1.552 casos de sarampo e sete mortes devido a doença. Dos 246 municípios goianos, somente 47 (19,10%) conseguiram atingir a meta para poliomielite e 44 (17,88%) alcançaram a meta para o sarampo. Goiás segue em oitavo lugar no ranking de crianças vacinadas e os índices superam às médias nacionais.

“A eficácia das vacinas aplicadas na época causou comodidade nos pais e até mesmo nos profissionais da saúde. Dessa forma os responsáveis pelas crianças deixaram de levar a sério a vacinação. Outro fator que também atrapalhou as coberturas em Goiás são os vários Grupos anti-vacinas fomentando a cabeça da população com falsos efeitos adversos em relação às vacinas. Assim como problemas no sistema online, onde registramos os dados, e de efetivo”, informa.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) no primeiro “Dia D” contra pólio e sarampo foram aplicadas mais de 38 mil doses das respectivas vacinas. A cobertura contra o sarampo na Capital passou de 19,23% para 45,01% e a da poliomielite de 19,35% para 46,98%. De acordo com Grécia Pessoni, Gerente de Imunização da SMS, Goiânia alcançou 70% de aplicação de vacina. Dados da pasta apontam que a capital já administrou 71% das vacinas contra o vírus da poliomelite e 70% contra o sarampo. A SMS espera alcançar os 95% exigidos pelo MS com a ação deste sábado.

“Faço um apelo para que os pais entendam: essas doenças são altamente contagiosas e podem levar a óbito. No passado, elas foram responsáveis por matar e sequelar muitas de nossas crianças. Levem todas as crianças maiores de 1 ano e menores de cinco para se vacinar. Não deixem de levar o cartão de vacina também”, alerta Vecci sobre a gravidade do momento que o país enfrenta.

Interessados na imunização devem procurar um dos 950 postos de saúde do estado com o cartão de vacinação em mãos. As unidades estarão abertas entre 8h e 17h. Os moradores de Goiânia podem verificar o endereço dos postos e os respectivos horários de funcionamento clicando aqui.

Fonte: Mais Goiás

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *