sexta-feira, agosto 23, 2019
Início > Geral > Vazão do Rio Meia Ponte diminui e atinge nível crítico 2

Vazão do Rio Meia Ponte diminui e atinge nível crítico 2

O nível de vazão no ponto de captação do Rio Meia Ponte está abaixo do nível mínimo (3.455 litros por segundo) desde a última quinta-feira (8). A atual vazão, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), atinge o nível crítico 2. Caso o volume de água reduza ainda mais, atingirá o nível 3, o que leva o governo a adotar medidas de gestão dos recursos hídricos.

Os dados são da Saneago, que divulga as informações do sistema diariamente. A tendência é de queda. O mínimo registrado foi na última segunda-feira (12), às 18 horas, com um volume de 2.606 litros por segundo.

De acordo com a Semad, o plano de racionamento apresentado pela Saneago está sob análise da Agência Goiana de Regulação (AGR). Ainda não há informações sobre a possibilidade de falta de água ou quais bairros poderiam ser afetados.

A baixa captação levou a Saneago a utilizar uma adutora que liga as estações de tratamento Mauro Borges, que retira água do Rio João Leite, com a do Meia Ponte. De acordo com a empresa, a interligação é capaz de conduzir 800 litros por segundo e é usada para garantir o que o fornecimento de água para os bairros da capital não sejam afetados.

Reservatórios

O nível dos reservatórios que abastecem Goiânia, de acordo com informações da Saneago, está em uma média de 75,35%. Os dados foram coletados às 16h45 desta terça (13).

O volume mais baixo é o do reservatório do grupo 3, que está com 60% da sua capacidade. Ele abastece bairros da região sudoeste, como Jardim América, Vila União, Vila Boa, Jardim Florença, Jardins Viena, Setor Novo Horizonte, Cachoeira Dourada e Celina Parque.

Por: Mais Goiás

Compartilhe em suas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Tumblr
Tumblr
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *